MARIO BERTOLDI (E-mail recebido de Marcos Bertoldi - robertoldi@uol.com.br)
 

Sempre me interessei em buscar as origens da minha família, e fico feliz em saber que é o desejo de muitos. Conhecer as origens e a História daqueles que nos antecederam nos ajuda a compreender nossa próprias vidas e nos faz mergulhar numa viagem ao passado onde nos deparamos com situações e acontecimentos que ajudam a entender o presente e a melhor planejar o futuro.

Fiquei surpreso ao pesquisar sobre a família BERTOLDI, quando me deparei com um site que busca informações sobre as origens de Albino Bertoldi. Não sei se existe algum parentesco entre a minha família e a de Albino, mas vou relatar a História que meu avô Mario Bertoldi ainda lembra.

Segundo meu avô Mario Bertoldi, seu pai Germano Bertoldi veio da Itália provalvelmente da região de Trento, por volta do ano de 1914 em um navio. Junto com Germano vieram seus outros quatro irmãos dos quais uma irmã. Os nomes são: Severino, Arnesto, Rodolfo e da irmã não se têm lembrança do nome. O patriarca dos cinco irmãos chamava-se Jacinto Bertoldi, quanto a matriarca, meu avô não lembra. Durante a viagem Germano Bertoldi conheceu Matilde Volani, filhade José Volani que era casado com Carolina que segundo lembranças era de origem alemã, mas vivia na Itália. Quando chegaram ao Brasil desembarcaram no porto de São Francisco do Sul - sc, onde representantes do Governo brasileiro se encaregavam de distribuir os emigrantes pelas cidades vizinhas. Germano casou com Matilde aqui no Brasil e foram morar em Pomeranos, localidade entre Pomerode e Rio dos Cedros. Mais tarde se mudaram para Rio dos Cedros, e quando meu avô já com cinco anos de idade por volta de 1930 se mudaram novamente, desta vez para Palmeiras, localidade de Rio dos Cedros ( interior). Germano e Matilde geraram seis filhos: Meu avô Mario, José, Felix, Ulysses, Vilma e Almida dos quais José e Almida já falecido.

Meu avô casou com Adólia Campestrini, filha de Luis Campestrini. Minha avó Adólia é falecida, mas desta união nasceram oito filhos: Eleonir, Evanir, Elmir, Laurita, Laudila e Laudeci. Eu Marcos Roberto Bertoldi sou filho de Evanir Bertoldi e Geltrudes Kulpa. Todos da família moram atualmente em São Bento do Sul - Sc a mais de 27 anos, com exceção de Laudeci que vive em Blumenau.

Não sei se posso colaborar em alguma coisa, mais gostaria de saber como devo proceder para obter informações sobre a exata origem a partir de Jacinto Bertoldi, ou Germano Bertoldi. Se puder me fornecer ajuda indicando aonde devo iniciar minha pesquisa fico muito grato.